Foto: Vitor Zuccolo (Diário)
Moradores do distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, realizaram nova manifestação em frente à área da Fepagro, ocupada desde 15 de julho por um grupo de indígenas da etnia caingangue. A mobilização, realizada na noite de sexta-feira (29), ocorreu diante de rumores de que novos integrantes chegariam ao local, o que não foi confirmado pela Brigada Militar.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Marcus Giovani Mello da Silva, a ação foi acompanhada pelo policiamento que permanece na região desde o início da ocupação.
— Os próprios moradores foram para a frente do portão e fizeram a manifestação, porque havia a possibilidade, ventilada, da chegada de mais indígenas de outras áreas do Estado. Essa informação está sendo verificada, mas até o momento não foi confirmada — diz o coronel.
Leia mais:
- Secretário de Agricultura do Estado diz que Estado tentará acordo com Ministério Público Estadual e Federal para área ocupada por indígenas na Fepagro
- Quase um mês após ocupação, secretária de Educação não descarta retorno das aulas na Emei Boca do Monte ao local ocupado por grupo indígena
Segundo ele, a Brigada Militar mantém efetivo no local com a missão de garantir a segurança de todas as partes envolvidas. Ainda assim, na ação de sexta, o policiamento precisou ser reforçado com a atuação de 20 outros policiais.
— A nossa função é evitar qualquer tipo de ocorrência de delito, tanto contra a comunidade indígena quanto contra os moradores da região. É importante reforçar que esse processo está sendo tratado na Justiça Federal – complementa.
Episódio anterior
- Em 5 de agosto, pais e responsáveis de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Boca do Monte protestaram em frente à area.
Veja a entrevista completa em